26/06/2022
LIVE MARCA UM ANO DE PROJETO DE TURISMO REGIONAL
Um momento único e de transformação para o turismo regional. É assim, o projeto Vale Germânico: Caminhos da Imigração. Dia 29 de outubro de 2020, às 19h, aconteceu a Live que marcou o aniversário de um ano do projeto Vale Germânico, acontecerá através da sua própria plataforma, que também será apresentada neste dia – www.valegermanicors.com.br. Ao todo, nove cidades – Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga - fazem parte do plano e buscam se engajar para realização de ações que gerem oportunidades de desenvolvimento econômico, turístico e cultural na região.
O projeto Vale Germânico traz um dos principais pilares do turismo e também da própria tradição alemã: a cooperação regional. Em 2019, o Luca Tourism Sebrae – RS realizou uma pesquisa afim de explorar o setor de turismo e identificou que o gaúcho é o responsável principal pelo fluxo de turistas no estado (59,81%), seguido dos estados de Santa Catarina (11,63%), São Paulo (8,24%), Paraná (5,76%) e Rio de Janeiro (3,13%). Direcionando o olhar ao Estado do Rio Grande do Sul, a mesma pesquisa, classifica 10 cidades do Estado como as principais emissoras de turistas – Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Novo Hamburgo, Gravataí, São Leopoldo, Passo Fundo e Rio Grande – por ordem decrescente. Juntas, Novo Hamburgo e São Leopoldo somam a emissão de 351,8 mil pessoas.
Estes dados mais aprofundados, permitindo um entendimento maior em relação ao turismo e ao perfil do turista foram apresentados pelo SEBRAE-RS na Live de um ano da Região Turística Vale Germânico, do dia 29 de outubro. Entender de forma mais detalhada estes dados é um passo importante não só para as prefeituras envolvidas no projeto, assim como para as empresas da região que possuem potencial de desenvolvimento econômico-turístico, sejam nas áreas rurais, histórico-cultural, religioso, esportivo, saúde, bem-estar e negócios. Além da pesquisa, foram oficialmente divulgados quais são os Caminhos da Imigração e o plano contendo as próximas ações e expectativas para os próximos meses.
A Live reuniu de forma online todas as prefeituras da região assim como empresas locais e outras que possam proporcionar e auxiliar no desenvolvimento turístico-econômico-cultural. É hora de engajar e valorizar uma região rica de cultura e de pessoas comprometidas com trabalho, inovação e com a sua comunidade. Um povo acima de tudo com muito orgulho das suas tradições.