A história da Igreja do Relógio teve início com a chegada dos primeiros imigrantes alemães em São Leopoldo.
Na primeira leva de imigrantes, apenas 5 eram católicos e 39 eram luteranos. Como a Constituição do Império afirmava que a igreja católica era a religião oficial do Estado, as demais eram toleradas, desde que praticadas em casa, sem qualquer forma exterior de templo. Nesse sentido os alemães luteranos não podendo construir igrejas construíram escolas, usando-as como espaços para seus cultos.Assim foi feito em São Leopoldo com a construção do Colégio Rio Branco, em 1826, havendo ali, além de uma escola, uma casa de orações. Nesse mesmo espaço em 1904, logo após a Proclamação da República, que afirmou o Estado Laico e a liberdade religiosa, teve início as obras da atual igreja, a qual foi inaugurada em 15/11/1911.
Relevância para o município: o belíssimo interior da Igreja contempla detalhes esculpidos em madeira e vitrais coloridos .
Dias e horários abertura:visitação em horário comercial com agendamento prévio na secretaria.
Horários Missas/Cultos: Celebrações nos domingos às 9:30h e 19:00h
Particularidades/curiosidades/experiências: a igreja é conhecida como Igreja do Relógio por causado seu relógio mecânico que funciona movido por pesos marcando as horas e minutos também com batidas nos sinos.No primeiro domingo do mês, às 8:30h, ocorre a celebração em língua alemã.
Infraestrutura: possui sanitários