Os primeiros cultos começaram a ser rezados em 1834 e aconteciam no prédio da escola da comunidade.
Construída em pedra grês, foi fundada em 5 de março de 1848, mas a torre só foi erguida no ano de 1889, sendo inaugurada no dia 31 de outubro de 1894, em comemoração a Reforma Protestante. Em 1911 foi inaugurado o novo corpo principal do prédio, após a demolição do antigo, do qual só se manteve a torre. A atual igreja, com projeto datado de 1890, de autoria do arquiteto João Pfünder, teve algumas modificações com relação ao projeto original, tornando-a mais ampla. Guarda em seu interior um dos primeiros órgãos de tubos instalados no Brasil, o qual segue em funcionamento.
Relevância para o município: presença forte na comunidade da zona rural, divide com a Igreja Católica do bairro a organização da Festa do colono, revesando anualmente a recepção ao público após o desfile no centro do bairro.
Dias e horários abertura: Aberta apenas nos horários de cultos. Porém visitas podem ser agendadas pelo (51) 99184-8255
Horários Missas/Cultos: 1º e 3º Sábado às 19h e 2º e 4º Domingos às 09h.
*No período de Pandemia a Igreja encontra-se fechada e sem atividades
Cemitério das 09 as 19 segunda a segunda
Particularidades/curiosidades/experiências: Na igreja foram filmadas cenas do Filme “A paixão de Jacobina”. A Igreja e algumas lápides do Cemitério foram tombadas pelo patrimônio histórico do município no ano de 2007.
Infraestrutura: Sanitários, sendo 01 adaptado para cadeirante, Estacionamento gratuito, Rampa de acesso na lateral da Igreja, Bebedouro