Museu do Rio dos Sinos
A casa onde hoje funciona o Museu do Rio, foi construída em 1863 e abrigava o Antigo Cais do Porto de São Leopoldo. Era de propriedade da família Blauth, que explorava a navegação comercial pelo Rio dos Sinos até Porto Alegre.
Já por volta de 1860, o Rio dos Sinos era apontado pelas autoridades, como um dos mais importantes da província. As embarcações cruzavam o rio carregando e descarregando produtos coloniais. O destino era Porto Alegre, de onde traziam artigos da indústria para as colônias.
No início do século XX o Rio dos Sinos também sediava diversas competições náuticas, sobretudo de remo, que mobilizava centenas de pessoas.
Nesse sentido, o Museu do Rio busca resgatar a memória desse passado e a importância ecológica, social e econômica do Rio dos Sinos para o desenvolvimento de São Leopoldo.
O museu tem farto material fotográfico sobre a história do Rio dos Sinos e um grande acervo sobre recursos hídricos. Além disso, há um espaço para sediar estudos e pequenas palestras para informar, sensibilizar, conscientizar e mobilizar a opinião pública sobre a problemática da água.
Também no museu tem o Memorial Henrique Prieto, uma homenagem ao ex-prefeito e ex-secretário do meio ambiente de São Leopoldo, por sua luta em defesa e preservação do meio ambiente, sobretudo do Rio dos Sinos.
Endereço: Rua da Praia nº 52 – B. Rio dos Sinos
Telefone: (51) 2200-0640 / 3526-6800