CAMINHOS DA IMIGRAÇÃO

Descubra os roteiros turísticos imperdíveis de nossa região

Caminhos das Cervejarias
Artesanais

Mais que uma bebida, a cerveja artesanal se tornou um estilo de vida. As cervejas artesanais ganham cada vez mais a preferência dos consumidores pelo seu processo de produção especial. O processo de fermentação, a cor, o sabor, a gradação alcoólica, textura e outras características fazem com que as cervejarias da região ganhem cada vez mais espaço no mercado e se destaquem não só a nível regional mas também nacional.

Rota Romântica

Para os amantes da natureza, de jardins floridos e da cultura germânica, sugerimos conhecerem a Rota Romântica. Rodeada por plátanos, que no outono oferecem um colorido especial, paisagens de tirar o fôlego e repleta de construções no estilo enxaimel (arquitetura típica germânica), a Rota Romântica possui diversas opções de lazer para passeios de final de semana ou para os que desejam uma estadia tranquila e romântica

Janelas da Imigração

Descubra o roteiro Janelas da Imigração! Entre riachos cristalinos e vales encantadores, esta rota colonial revive a jornada dos imigrantes germânicos que chegaram a São José do Hortêncio no século XIX.
Aqui, cultura, história e natureza se encontram em perfeita harmonia. Delicie-se com uma gastronomia autêntica, participe de eventos culturais vibrantes e contemple paisagens deslumbrantes. Cada parada revela capítulos fascinantes da herança local, sabores únicos e momentos de tranquilidade em um ambiente acolhedor.
Vivencie a essência de São José do Hortêncio e conecte-se com a beleza e a tradição desta terra que celebra suas raízes com orgulho.

Caminhos de Lomba Grande

Uma região de belas paisagens com natureza preservada, esse é o cenário da rota turística Caminhos de Lomba Grande, que associada à diversidade cultural do seu povo é o destino ideal para vivenciar momentos de lazer, tranquilidade e uma gastronomia diversificada. 

 

Caminhos de Hamburgo Velho

Hamburgo Velho, berço da cidade de Novo Hamburgo, com 200 anos de história, carregando consigo um rico legado histórico e cultural. Fundado como um ponto de parada para tropeiros, o
bairro se desenvolveu a partir da chegada dos imigrantes alemães em 1824, que trouxeram conhecimentos em agricultura, artesanato e indústria. A Casa Schmitt-Presser, construída em
estilo enxaimel, simboliza o desenvolvimento comercial e social do bairro, que se tornou um importante centro urbano e industrial
no Vale dos Sinos. 

Caminhos da Contemplação

A presença da religiosidade nas regiões do Vale Germânico é notável. Inúmeras igrejas, templos, paróquias e santuários trazem muita história, arquitetura e arte que despertam o interesse do público para além da espiritualidade. Independente da crença, o turismo religioso se desenvolve e cresce unindo um sentimento em comum: a fé.