Vale Germânico
Descrição
A presença da religiosidade nas regiões do Vale Germânico é notável. Inúmeras igrejas, templos, paróquias e santuários trazem muita história, arquitetura e arte que despertam o interesse do público para além da espiritualidade. Independente da crença, o turismo religioso se desenvolve e cresce unindo um sentimento em comum: a fé.
Em 31 de dezembro de 1943 foi fundada a igreja Matriz do Centro (no primeiro momento era localizada onde hoje é a Escola Imaculada Coração de Maria), na época o pároco responsável era Edmundo Schmidt, conforme o tempo passou se viu a necessidade de um novo templo e em 1949 o Pe José Pasqualino Backes comprou a área de terras onde fica localizada a igreja nos dias atuais. Dois anos depois é inaugurada a nova paróquia.
Veja maisConstruída na década de 60, a “Igreja do Relógio” é um marco na cidade; fica ao lado da Praça da Bandeira, tem belos vitrais nos Evangeistas no altar e outro vitral belíssimo, na parte superior, em direção á torre.
Veja maisA história da Igreja do Relógio teve início com a chegada dos primeiros imigrantes alemães em São Leopoldo.
Veja maisA história da Igreja Matriz iniciou há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845.
Veja maisConstruído entre os anos de 1958 e 1968, o local é popularmente conhecido como Padre Reus, abriga o túmulo de vários padres jesuítas, entre eles, o de João Batista Reus, que viveu e ministrou celebrações de fé na cidade até 1947, ano de sua morte.
Veja maisA Capela São Francisco Xavier foi construída em 1849 pelos primeiros Imigrantes Alemães que chegaram à Santa Maria do Herval, mais exatamente no “Bugerberg”, o primeiro povoado da cidade, hoje traduzido para o português-“Morro dos Bugres”.
Veja maisA primeira igreja da sede de Santa Maria do Herval, foi construída onde hoje é o bairro Vila Ferraria, junto a ela uma escola e um cemitério.
Veja maisOs primeiros cultos começaram a ser rezados em 1834 e aconteciam no prédio da escola da comunidade.
Veja maisFundada em 24 de maio de 1940, a igreja tem São José como padroeiro.
Veja maisEm 1851 foi construída a primeira Capela Nossa Senhora da Piedade.
Veja maisConstruída em 1833, foi a primeira igreja evangélica em Novo Hamburgo e uma das primeiras do Estado. O nome da igreja evoca a data da sua inauguração, ocorrida no dia 06 de janeiro, sendo alusivo aos Três Reis Magos.
Veja maisO primeiro templo foi erguido no ano de 1895, posteriormente houve a necessidade de um templo maior, então em 1951 a construção atual, em estilo gótico, foi concluída.
Veja maisConstruída em estilo romano basilical, com destaque para o frontão com duas torres contornadas por grandes arabescos.
Veja maisLocalizado no alto de um morro, com uma belíssima vista panorâmica. O Santuário das Mães é um local sagrado para peregrinações e devoções, com realização de missas diariamente.
Veja maisNossa Senhora Imaculada Conceição é a padroeira do município, sendo assim, no dia 08 de dezembro, é comemorado o Kerb no município, uma festa anual para homenagear o santo padroeiro. A Igreja possui pároco próprio, que presta assistência às igrejas das demais localidades.
Veja maisA Igreja de São José do Herval, inaugurada em janeiro de 1923, é conhecida também como Igreja de Pedra, isso porque foi construída em basalto típico da região.
Veja maisA Igreja São Pedro Apóstolo fica localizada no centro da cidade. A edificação atual foi construída no ano de 1968, sendo que em 2014, iniciou-se um processo de reformas arquitetônicas.
Veja maisA Comunidade Evangélica Trindade de Ivoti é uma Comunidade de fé que tem como objetivo levar as pessoas a um encontro pessoal com Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, através de cultos dominicais e pequenos grupos que se reúnem nas residências dos membros para orar, louvar e estudar a palavra de Deus.
Veja maisConstrução da nova Igreja Matriz São Miguel e sua inauguração no dia 29 de setembro de 1979, pelo arcebispo Dom Vicente Scherer, após uma década de lutas e sacrifícios para a sua construção.
Veja maisDados históricos apontam que por volta de 1832 iniciou-se a construção de uma capelinha de madeira no mesmo lugar onde encontramos hoje a Antiga Igreja Matriz.
Veja maisEm 1855 foi construído o templo da Igreja, sem torres e sem sinos, pois no Brasil Imperial, outras igrejas a não ser a católica eram proibidas de construir tais elementos.
Veja maisEm 1833 foi iniciada pela comunidade evangélica de Dois Irmãos a construção de uma capela-escola, sendo inaugurada em 1834.
Veja maisNo ano de 1930, da Arquidiocese de Porto Alegre, é lançada a pedra fundamental da Capela Santa Teresinha, no então distrito de Campo Bom, que tinha na época uma população de aproximadamente 1.300 habitantes.
Veja maisA Comunidade Evangélica Luterana “Da Paz” foi fundada em 21.06.1936. O seu templo remonta às construções antigas das igrejas, com torre e sinos.
Veja maisA igreja Evangélica de Confissão Luterana, localizada na Avenida Brasil, 2460 no centro de Campo Bom, onde se localiza o primeiro templo luterano do Rio Grande do Sul foi inaugurada em 1828 com o Pastor Frederico Cristiano Klingelhoeffer, conhecido como Pastor Farrapo que veio a estar na guerra dos Farrapos anos depois, serviu também de escola nos seus primeiros anos de atividade. Atualmente os cultos são realizados no novo templo, mas se preserva a estrutura que encerrou atividades na década de 1970.
Veja maisParóquia da Comunidade Católica no Município de Araricá, Rio Grande do Sul. Pertencente à Diocese de Novo Hamburgo.
Veja maisA Comunidade Evangélica Luterana Sião iniciou suas atividades em Araricá em 1920. Em 2020, completa seus 100 anos. Foram 100 anos de muito trabalho e dedicação, com o objetivo de levar a Palavra de Deus e também oferecer uma educação de qualidade.
Veja maisComunidade Cristã fundada em 1888, que hoje conta com aproximadamente 264 membros, com cultos quinzenais, atividades com grupo de senhoras (OASE), festa tradicional da Colheita, chás da OASE, entre outros.
Veja mais